Brasil firma parceria por vacina britânica contra a COVID-19, diz Ministério da Saúde

Neste sábado (27), o Ministério da Saúde anunciou parceria com o Reino Unido para o desenvolvimento de vacina contra a COVID-19.

© AFP 2020 / Carl de Souza

 

Por Sputniknews – Sábado, 27 de junho de 2020


Neste sábado (27), o Ministério da Saúde anunciou parceria com o Reino Unido para o desenvolvimento de vacina contra a COVID-19.

O comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde detalha que a parceria inclui a pesquisa e produção da vacina, caso a eficácia seja comprovada. Inicialmente, o Brasil pagará US$ 127 milhões (cerca de R$ 695 milhões) pela tecnologia, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a pesquisa mais adiantada no mundo.

​O acordo inclui transferência da tecnologia e 100 milhões de doses para o Brasil após o fim do desenvolvimento da pesquisa. Durante o período da pesquisa, 15 milhões de doses serão entregues em dezembro de 2020 e 15 milhões em janeiro de 2021.

A vacina, nomeada como ChAdOx1 é desenvolvida em parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZaneca. No Brasil, a pesquisa deve ser realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A parceria inclui a encomenda da vacina pelo Brasil e o pagamento do país pela tecnologia ainda durante a pesquisa. Em um segundo momento, o acordo inclui a ampliação da compra caso a eficácia seja comprovada.

A vacina desenvolvida pelos britânicos está na última fase de testes, sendo que já está sendo testada no Brasil.

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.