Decisão foi tomada após desacordos sobre subsídios governamentais entre a empresa e autoridades locais.
A Amazon está desistindo dos planos de estabelecer uma nova sede em Nova York. A gigante norte-americana alegou, em seu blog, que a construção foi abandonada em decorrência de uma forte resistência política local. Autoridades nova-iorquinas se opuseram a conferir bilhões de dólares em incentivos fiscais a uma das empresas mais valiosas do mundo.
“Enquanto as pesquisas mostram que 70% dos nova-iorquinos apoiam nossos planos e investimentos, vários políticos estaduais e locais deixaram claro que se opõem à nossa presença e não vão colaborar para construir os tipos de acordos necessários para seguir adiante com o projeto que nós e muitos outros desejamos em Long Island City”, afirma a empresa.
A decisão da Amazon de abortar o projeto representa um revés impressionante. A gigante norte-americana passou um ano realizando consultas públicas por uma segunda sede. Centenas de localidades disputavam as atenções da empresa para conquistar uma promessa de 50 mil empregos e US$ 5 bilhões em investimentos.
Ainda segundo a Amazon, não será reaberta a busca por uma nova sede. Em novembro, a empresa decidiu dividir as operações da sua segunda matriz entre Virginia e Nova York, em parte para garantir o recrutamento de talentos técnicos suficientes. Agora, afirma que vai continuar aumentando seu quadro de funcionários na central do norte da Virginia e também na cidade de Nashville, e em demais centros de tecnologia espalhados pelo país – mesmo em Nova York, onde a empresa possui mais de cinco mil pessoas.
(Em atualização)
Fonte:olhardigital.com.br