A escala Hawkins da consciência

Ao tomarmos conhecimento pela Teosofia de Helena Petrovna Blavatsky de que o filósofo Platão foi um iniciado, é possível percebê-lo pelo viés esotérico. Sendo que aquele prisioneiro que consegue desperta na Alegoria da Caverna nada mais é do que o ser humano que expandiu a consciência até o estágio de Logos Iluminador- aquilo que alguns esotéricos chamam de  Apolíneo.

Foto: Google

A ESCALA HAWKINS DA CONSCIÊNCIA

Ao tomarmos conhecimento pela Teosofia de Helena Petrovna Blavatsky de que o filósofo Platão foi um iniciado, é possível percebê-lo pelo viés esotérico. Sendo que aquele prisioneiro que consegue desperta na Alegoria da Caverna nada mais é do que o ser humano que expandiu a consciência até o estágio de Logos Iluminadoraquilo que alguns esotéricos chamam de  Apolíneo.

       Os prisioneiros que permanecem na caverna são a maioria dos espíritos que estão encarnados no orbe terrestre neste momento. Eles vivem no estagio do Mitos Ilusório- aquilo que alguns esotéricos chamam de Dionisíaco.

O questionamento: “Ser ou não ser” da personagem Hamlet de William Shakespeare coloca-nos diante de uma dualidade. Assim como o ensinamento da “Parábola do Joio e do Trigo” em que o mestre Jesus nos deixou, mas numa realidade cercadas por armadilhas de inúmeras direções, como é possível emergir da lama para despertar uma flor de Lotus?

Na obra: “Psicologia das Massas e Análise do Eu”. Sigmund Freud escreveu que “A massa é extraordinariamente influenciável e crédula”[…] Quer ser dominada e oprimida, quer temer seus senhores”. Isso significa dizer que o prisioneiro desperto na Alegoria Platônica ao voltar para contar aos outros prisioneiros o que havia fora da caverna gerou o que hoje a psicologia moderna chama de “Dissonância Cognitiva”. Esse fenômeno explica por que durante a histórias das iniciações nos mistérios, a maioria abandona o processo no meio do caminho. A autonomia do espírito fazer o seu próprio caminho na evolução espiritual é um ensinamento do mestre Jesus que não é ensinado nos templos por que ao tomar consciência dessa verdade, o espírito se libertará, além de outras coisas, da necessidade do templo para alcançar a luz, contudo esse despertar de consciência para o estagio de “Aceitação” na escala de consciência de Hawkins lhe lança, á princípio, num deserto de compreensão. Por você estar sozinho em pensamentos, você pode pensar que está ficando louco? Que é muito estranho que ninguém na sua família tenha a menor ideia dessa percepção que você está tendo? Que os amigos intelectuais que você tanto admirava antes do seu processo de expansão de consciência, hoje são percebidos tão adormecidos quanto aqueles que eles julgavam ser alienados, todavia a Lei de Atração te colocará num lugar onde outros também estão chegando ou chegaram antes de você.

Numa recente canalização mediúnica o mestre Jesus Disse: “Perceba que às vezes o medo pode usar máscaras e parecer muito sábio, virtuoso, responsável, quando na verdade continua sendo, essencialmente medo. Foi assim que tantas coisas lhe foram ensinadas sob o disfarce de “virtude”: “Você deve se controlar, você deve amar os outros, você deve fazer seu dever, você deve ser obediente… Inclusive, você não deve se desviar demais do que é normal e nem ser diferente e agir de maneira insensata, por que fazer essas coisas seria egoísmo, estranho, esquisito- e certamente- nada agradável”.

Quem está despertando o nível de consciência da “Aceitação” na escala Hawkins está agindo da seguinte maneira: EU SOU o protagonista da minha vida, EU SOU o senhor que domina este ego, EU SOU autêntico nas escolhas que eu faço para a minha vida, EU SOU consciente do que EU SOU e nenhum ser pode me desviar do meu caminho, EU SOU um auto escolhido e livre de crenças limitantes geradas pelo Maya, EU SOU a causa da minha felicidade, EU SOU a gratidão manifestada.

 

Rodrigo Santana Costa é professor e escritor. Publicou a obra: “Clarecer” em verso e prosa.             

 

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.