A MÁXIMA SOCRÁTICA: “EU SÓ SEI QUE NADA SEI” É O TAO DA SABEDORIA
"Aquele que conhece a própria ignorância revela alta sapiência".“Aquele que ignora a própria ignorância vive em profunda ilusão"."O sábio conhece o seu não saber"."O conhecimento do seu não saber o preserva de toda ilusão".
“Aquele que conhece a própria ignorância revela alta sapiência”.
“Aquele que ignora a própria ignorância vive em profunda ilusão”.
“O sábio conhece o seu não saber”.
“O conhecimento do seu não saber o preserva de toda ilusão”.
Este trecho acima faz parte do conjunto de preceitos filosóficos do Tao apontados pelo mestre chinês Lao Tse. É importante ressaltar que a palavra chinesa Taosignifica literalmente caminho. Ou seja, para fazermos o nosso caminho em direção as grandes sabedorias, só seria possível se reconhecêssemos a nossa ignorância sobre as mais variadas temáticas, porém segundo Jan Val Ellam: “A forma mais tragicômica com a qual o ser humano normalmente costuma se iludir é a de pensar que sabe muitas coisas. Pelo fato de ignorar que nada sabe, vive, portanto, a iludir-se, pensando ser doutor em matérias que sequer foram, ainda, devidamente postas diante do seu entendimento, no curso da sua vida”.
É preciso que a gente compreenda que os assuntos relacionados a espiritualidade não se principiam e nem se encerram nas Escrituras Sagradas. Portanto dizer que já sabe o que precisa saber sobre este assunto em um único livro é como olhar para o filósofo Sócrates e dizer: eu só sei que eu não preciso saber de mais nada, mas é bom que se saiba que os livros mais antigos da história da humanidade são chamados “os livros secretos de Kiu-Te” que tratam dos mais elevados conhecimentos de Baddha.Sendo que um dos volumes intitulado: “O Livro de Dzyan” foi comentado em outras obras e estes comentários serviram de base para Helena Petrovna Blavatsky escrever: “A Doutrina Secreta”. Além disso o livro: “Os Preceitos Áureos tibetanos” que serviu de base para a obra: “A voz do Silêncio”de Helena Petrovna Blavatsky é tão antigo quanto o livro de Kiu-te. Daí eu pergunto: como é possível você saber a verdade se você não conhece estas obras que também ajudam a compreender a questão da cosmogênese e do surgimento do ser humano terráqueo?Sendo que existe outras questões podem ser levantadas aqui: como você pode compreender as Escrituras Sagradas sem ler: “O Livro Perdido de Enki”Zecharia Sitchin que serviu de base para o Antigo Testamento? Além disso, como você vai compreender a Ufologia Esotérica se você acredita piamente nessa história de que só existe vida inteligente no planeta Terra?
Rodrigo Santana Costa é professor e escritor. Publicou a obra: “Clarecer” em verso e prosa.
Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.