Do Opera Mundi
O papa Francisco advertiu neste sábado (06/07) sobre as consequências da degradação ambiental e ressaltou que a Amazônia está sofrendo com uma “mentalidade cega e destruidora” que tem como objetivo favorecer o lucro. O pontífice fez as declarações em uma mensagem dirigida aos participantes do 2º Fórum Comunitário Laudato si, que acontece em Amatrice, cidade italiana do Lazio, que foi devastada por uma série de terremotos em 2016.
O objetivo do encontro, segundo o líder da Igreja Católica, é “refletir sobre a situação séria e insustentável da Amazônia e dos povos que lá habitam”. “A situação da Amazônia é um triste paradigma do que está acontecendo em muitas partes do planeta: uma mentalidade cega e destruidora que favorece o lucro à justiça”, afirmou.
Segundo o pontífice, essa atitude coloca em evidência a conduta predatória com a qual o homem se relaciona com a natureza. “Por favor, não esqueçam que justiça social e ecologia estão profundamente interligadas”, disse.
“O que está acontecendo na Amazônia terá repercussões em nível planetário, mas já prostrou milhares de homens e mulheres roubados de seu território, que se tornaram estrangeiros na própria terra, esgotados de sua própria cultura e tradições, quebrando o equilíbrio milenar que uniu esses povos à sua terra”, acrescentou.
Durante a mensagem, Francisco ressaltou a disposição dos participantes do fórum “para deixar claro que são os pobres que pagam o preço mais alto pela devastação ambiental”.
(…)