A estimativa é que o leilão movimente R$ 20 bi entre aquisição das licenças e preço
Por Danielle Campos no dia 12 de Março de 2020 ⋅ 15:00
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fará hoje (12) uma audiência pública com o objetivo de abrir os debates para o leilão da banda larga 5G. A audiência faz parte de uma consulta pública da empresa e aceitará contribuições da sociedade até 2 de abril de 2020.
A versão preliminar do edital foi aprovada em fevereiro e o certame deve ocorrer em novembro. A estimativa é que o leilão movimente R$ 20 bilhões entre aquisição das licenças e preço. É o maior leilão da história da Anatel, e irá ofertar 3,7 gigahertz (GHz) em capacidade adicional de radiofrequência dedicada à transmissão de dados por dispositivos móveis.
A área técnica da Anatel confirmou a inclusão da faixa de mais 100 MHz na faixa de 3,5 GHz, principal faixa para o desenvolvimento do 5G. Segundo a agência, com isso, será possível atender de maneira mais abrangente às demandas que foram apresentadas, principalmente das Prestadoras de Pequeno Porte (PPP), que poderão fazer parte do desenvolvimento dessa nova tecnologia.