Por RFI
Continuam as buscas no Município do Cambulo na província Angolana da Lunda norte, onde o desabamento de uma mina de diamantes provocou a morte a mais de 12 pessoas e 1 sobrevivente.Segundo autoridades, as mortes ocorreram na madrugada de sexta-feira, na vila do Nzagi, numa zona onde habitualmente não existe a actividade de garimpo.
Pelo menos 12 garimpeiros de diamantes morreram na madrugada de sexta-feira em Cambulo, na Lunda Norte, na sequência do desabamento de uma mina. Entre os mortos figura uma mulher grávida e a criança de 2 anos que transportava às suas costas.
O acidente ocorreu na sequência da descoberta de um diamante de grandes dimensões numa mina, que levou a população a acorre em massa. O comandante da Polícia municipal de Cambulo, Moisés Cahanda, sublinhou que na zona em que teve lugar o sinistro, habitualmente não há garimpo porque não existem diamantes.
Habitantes da vila do Nzagi, município de Cambulo, na província diamantífera da Lunda Norte, a 95 kms da cidade do Dundo, testemunharam que morreram pelo menos doze pessoas e uma sobreviveu ao desabamento da mina.
Segundo fontes locais o número de vitimas mortais poderia elevar-se a 15.
O administrador municipal do Cambulo, Silvestre Cheleca, confirmou a morte de um cidadão oeste-africano entre as vítimas. Cheleca realçou que esta tragédia ocorreu num local, onde nunca houve a prática de garimpo.
Com a colaboração de Daniel Fredereico, um dos nossos correspondentes em Angola.