ESPN.com.br
Em um jogo repleto de homenagens a Valdir Espinosa, que faleceu nesta semana, o Grêmio não teve dificuldades para vencer o Juventude por 3 a 0. O duelo válido pela 1ª rodada do returno do Campeonato Gaúcho foi realizado na Arena Grêmio, neste sábado.
Daronco marcou três penalidades na partida. Os gols da partida foram marcados por Pepê, Diego Souza e Luciano. Alisson perdeu uma penalidade no segundo tempo.
O time tricolor se recuperou após perder a final do primeiro turno do Estadual para o Caxias no último final de semana.
Visando a estreia fora de casa na fase de grupos contra o América de Cali na fase de grupos da Copa Libertadores, nesta terça-feira,o técnico Renato Gaúcho poupou alguns titulares.
Ficha técnica
Grêmio 3 x 0 Juventude
GOLS: Pepê, Diego Souza e Luciano
GRÊMIO: Vanderlei, Paulo Miranda, Pedro Geromel, Caio Henrique, Orejuela, Thiago Neves (Patrick), Lucas Silva, Maicon (Thaciano), Diego Souza (Luciano), Alisson e Pepê.
Técnico: Renato Gaúcho
JUVENTUDE: Marcelo Carné, Edcarlos, Reynaldo, Eltinho, Samuel Santos, Pedro Ken, Marciel (Bruno Xavier), João Paulo, Bruno Nunes, Bruno Alves (Iago) e Lennon.
Técnico: Marquinhos Santos
Estatísticas
Diego Souza marcou seu 4º gol com a camisa do Grêmio na temporada. Geromel fez seu 1º jogo em 2020 depois de se recuperar de lesão.
Grêmio tem um tabu de 9 jogos sem derrotas para o Juventude.
O goleiro Marcelo Carné defendeu 3 pênaltis nesta semna: 2 pela Copa do Brasil e mais 1 contra o Grêmio.
Homenagens ao mestre
Os jogadores do Grêmio entraram com uma fita preta no uniforme, em homenagem ao ídolo Valdir Espinosa. Ex-jogador, técnico campeão do mundo e da Libertadores pelo Grêmio em 1983 e diretor do clube na conquista da Copa do Brasil de 2016, morreu na quinta-feira, aos 72 anos, no Rio de Janeiro.
O técnico Renato Portaluppi veste camiseta em homenagem ao seu treinador no Mundial de 1983, que nos deixou nesta semana, aos 72 anos. Muito obrigado por tudo, Espinosa! ⭐️ #EternoCampeão pic.twitter.com/miA2SvFI1q
— Grêmio FBPA (@Gremio) February 29, 2020
“Nessa horas é difícil falar. Todo mundo sabe da importância do Espinosa na minha vida. Eternamente grato a ele. Mas vida que segue, vamos procurar fazer uma boa partida, conquistar uma vitória e dedicar a ele”, disse Renato Gaúcho, ao Premiere.
O técnico gremista chamava Espinosa, com quem venceu seus maiores títulos na carreira, de segundo pai. Antes de a bola rolar, foi exibida uma imagem do ex-técnico no telão da Arena. Os torcedores o aplaudiram de pé e foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao ídolo.
📸: Fernando Alves / Grêmio FBPA pic.twitter.com/udzh6N1S0x
— Grêmio FBPA (@Gremio) February 29, 2020
Pepê e Diego Souza brilham
O Grêmio abriu o placar logo aos oito minutos do primeiro tempo. Diego Souza tocou para Alisson, que de lançamento para Pepê. O atacante entrou livre na área e finalizou na saída de Marcelo Carné.
Os jogadores do Juventude reclamaram muito de impedimento, mas o gremista estava em posição normal.
Aos 27, Caio Henrique fez tabela com Pepê, invadiu a área e foi puxado por Bruno Alves. Daronco marcou um pênalti polêmico. Diego Souza cobrou a penalidade com muita categoria.
Dois pênaltis
Aos 20 minutos do segundo tempo, Pepê dominou a bola na área e deu um belo corte no goleiro Marcelo Carné, que derrubou o jogador gremista. O árbitro marcou a penalidade. Alisson bateu no canto direito do goleiro do Juventude, que fez bela defesa.
Antes do fim da partida, aos 47 minutos, Alisson foi derrubado por Eltinho dentro da área e Daronco marcou o pênalti. Luciano chutou de pé esquerdo no canto do arqueiro.
Próximos jogos
- Terça-feira, 29/02, 21h30* – América de Cali-COL x Grêmio – 1ª rodada da fase de grupos da Copa Libertadores
- Domingo, 08/03, 17h30* – Juventude x São José – 2ª rodada do returno do Campeonato Gaúcho
*horário de Brasília