Motorista vai responder criminalmente após não apresentar documentação exigida por órgãos ambientais para a criação dos animais
Por Juliana Almirante
Oito aves foram resgatadas por policiais rodoviários federais na tarde de ontem (4), escondidos no porta-malas de um carro na BR-116, no trecho de Feira de Santana.
Os agentes pediram para o dono do veículo parar o carro e encontraram os animais silvestres transportados irregularmente e sem documentação.
As aves estavam presas em três gaiolas sujas, com fezes, em ambiente escuro e sem ventilação. Os pássaros resgatados são de espécies popularmente conhecidas por cardeal, tuim e papa-capim.
Questionado pelos policiais, o motorista de 34 anos informou que os pássaros estavam na zona rural do município baiano Antônio Cardoso e que pretendia levar os animais para sua casa.
O condutor não apresentou a documentação exigida por órgãos ambientais para a criação dos animais. Ele vai responder na Justiça Criminal com base na Lei Ambiental 9.605/1998.
Os animais foram encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) em Feira de Santana e, quando estiverem aptos, devem ser devolvidos ao seu habitat natural.