Levantamento ainda apontou que a participação da indústria no PIB brasileiro despencou de 21,4% para 12,6%, entre 1970 e 2017
Por Juliana Rodrigues
A indústria brasileira é uma das que mais apresentaram recuo no mundo em quase 50 anos, segundo levantamento encomendado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). O estudo mostra que o setor no Brasil teve a terceira maior retração entre 30 países, desde 1970, ficando atrás apenas de Austrália e Reino Unido. As informações são do jornal O Globo.
Os dados consideram o resultado da produção industrial até 2017. No ano seguinte, houve avanço de 1,1% no Brasil, mas o setor voltou a ter desempenho negativo neste ano, o que sinaliza que a recuperação ainda está distante. Em maio, a indústria recuou 0,2%, acumulando queda de 0,7% nos primeiros cinco meses do ano.
A pesquisa encomendada pelo Iedi foi feita pelos economistas Paulo Morceiro e Milene Tessarin, da Fipe/USP. O levantamento ainda apontou que a participação da indústria no PIB brasileiro despencou de 21,4% para 12,6%, entre 1970 e 2017. O resultado impressiona não apenas pela queda, mas também pelo fato de que esse declínio é considerado prematuro.