Câmara espera apoio massivo de empresários à reforma tributária

Presidente da casa espera que reformulação acabe com distorção do sistema tributário e espera garantir resultados melhores para o setor privado

Rodrigo Maia espera apoio de empresários em reforma tributária Luis Macedo/Câmara dos Deputados - 10.07.2019

Presidente da casa espera que reformulação acabe com distorção do sistema tributário e espera garantir resultados melhores para o setor privado

Caio Sandin, do R7

“Esse ambiente de 100% de apoio do empresariado na previdência tem que ser transferido para a tributária, para a gente fazer um sistema mais simplificado, harmônico, que não gere conflitos na federação”. Este é a expectativa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a próxima reforma que deve tramitar pela casa.

Maia analisa que o “sistema tributário tem uma distorção. Alguns que tem uma distorção a seu favor, no fundo não querem mudanças”. Mas ele reitera a necessidade do apoio de todos:

— O sistema está distorcido, para você equilibrar, alguns que pagavam muitos vão pagar menos e outros que pagavam menos vão pagar mais e nessa organização que a gente precisa ter o apoio de todos.

Como justificativa, Maia afirma que a reforma vai gerar um crescimento econômico para todos:

— Aqueles que conseguiram alguma vantagem para pagar menos impostos, ao longo dos anos, agora vão ter que se ajustar e, no primeiro momento, tem sempre uma reação. Mas todos precisam entender que o melhor sistema tributário vai gerar um crescimento econômico e, gerando crescimento econômico, reorganiza qualquer composição de alíquota que um setor possa ter a mais do que outro.

O presidente da Câmara acredita que a reorganização do sistema tributário pode gerar resultados melhores até mesmo para os setores que mais temem a reforma:

— Aqueles que tem preocupação de que o sistema tributário possa, por esses motivos, inviabilizar o setor, é claro que ninguém vai reorganizar o sistema sem fazer simulações, sem garantir um mínimo de condições para que as empresas possam funcionar e garantir os seus lucros. A gente sabe que é fundamental numa democracia liberal de um país capitalista que o setor privado tenha lucro. A gente não quer que o setor privado não tenha lucro, mas organizar o sistema tributário eu acho que vai garantir um resultado melhor ainda para o setor privado brasileiro

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.