CCJ do Senado pode votar projeto que aumenta autonomia de instituições científicas

Caso seja aprovado, o projeto seguirá para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que terá a palavra final

Foto : Marcos Oliveira/Agência SenadoFonte: Agência Senado

Caso seja aprovado, o projeto seguirá para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que terá a palavra final

Por Adelia Felix 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pode aprovar um projeto de lei que amplia a autonomia das instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs), na quarta-feira (2), a partir das 10h. As ICTs, que podem ser públicas ou privadas, têm a pesquisa como missão institucional. Caso seja aprovado, o projeto seguirá para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que terá a palavra final. As informações são da Agência Senado.

O PLS 226/2016 resgata dispositivos vetados do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243, de 2016) que beneficiavam essas instituições. Entre eles, estão a concessão de bolsas sem vínculo empregatício para alunos de ICTs privadas, ampliação da autonomia gerencial e financeira de ICTs públicas e dispensa de licitação para contratar empresas incubadas em ICTs públicas.

Apresentado pelo ex-senador Jorge Viana, o projeto será votado na forma de substitutivo do relator, senador Jorginho Mello (PL-SC). As mudanças promovidas pelo substitutivo incluem a permissão para que ICTs públicas compartilhem instalações e equipamentos sem necessidade de convênio e para que se associem com entes federativos e agências de fomento para ofertar produtos e serviços.

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.