O Tribunal Regional Federal (TRF-1) cassou o prefeito de Ipupiara, município da Chapada Diamantina, Ascir Leite Santos (PP), por improbidade administrativa. O político teve a perda da função pública e suspensão dos direitos políticos por três anos. Ele também foi condenado ao pagamento de multa e foi proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.
Além do prefeito, foram condenados Jo ‘O Evangelista’ Sodré, Maria Lima Guimarães, Leila Lis Leite Arcanjo Oliveira, Aroldo Leite Santos, e os Supermercados Silva, Serrado GL e Serrano Ltda. Todos terão que ressarcir os danos causados, além de não poderem contratar com o poder público por cinco anos. A decisão do TRF-1 foi publicada no último dia 30 de julho.
“Igualmente, após o trânsito em julgado, para fins de conceder eficácia à proibição imposta aos réus de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, oficie-se o Banco Central do Brasil, a fim de inscrever os nomes dos réus no Cadin pelo prazo da condenação”, diz o documento emitido pelo TRF-1. Confira aqui a íntegra da decisão.
[…] emitiu uma nota de esclarecimento, na última quinta-feira (1º), em razão da matéria publicada sobre a cassação por improbidade administrativa do prefeito Ascir Leite Santos (PP) pelo Tribunal R… De acordo com os dados enviados ao Jornal da Chapada por assessor jurídico da gestão municipal, […]