Em entrevista à Folha, ministro ainda classificou como um “retrocesso” a decisão do plenário do STF contra a prisão para condenados em segunda instância
Por Juliana Rodrigues no dia 28 de Dezembro de 2019 ⋅ 15:20
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luís Roberto Barroso afirmou, em entrevista à Folha e ao UOL, que vê como uma “fantasia” a ideia de combater fake news por meio de decisões judiciais. Barroso avalia que, embora o TSE esteja “preparado” para combater as notícias falsas, elas são difundidas de forma muito rápida. Ele estará no comando da corte eleitoral durante o pleito de 2020.
“A ideia de que você possa combater fake news por decisão judicial é uma fantasia. Você pode combater eventualmente, retirar uma aqui e outra ali, mas com a difusão, a velocidade e o volume que isso é difundindo, imaginar que possa conter por decisão judicial é como aparar vento. Não vamos conseguir. Não gostaria de criar essa ilusão”, disse, em entrevista publicada hoje (28). Segundo Barroso, o TSE tem feito parcerias com plataformas tecnológicas para conter a disseminação de fake news.
O ministro ainda afirmou ter sido um “retrocesso” a decisão do plenário do STF contra a prisão para condenados em segunda instância e disse que o tribunal deve julgar processos levando em conta os anseios da sociedade.