Eu não sei quantas pessoas que estão lendo essa matéria conhecem a história do soldado japonês Hiroo Onoda que lutou por 29 anos sem saber que a guerra havia terminado, contudo a história é uma situação análoga a consciência que muitos espíritos encarnados no orbe terrestre têm sobre a realidade. E é por isso que duvidamos do chamado ‘encontro do século’ entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , e o líder norte-coreano, Kim Jong-un , em que foi assinado um acordo de paz em frente à imprensa, em que ambos prometiam ceder e trabalhar juntos pelo fim das ameaças nucleares, pois para estes espíritos, o ser humano não tem jeito. Então só é possível esperar a Terceira Guerra Mundial ou o Apocalípse de São João Evangelista sendo interpretado ao pé da letra. Além disso, estes espíritos parecem sofrer influência do pensamento do filósofo F. Nietzsche sobre a esperança quando ele disse: “A esperança é o derradeiro mal; é o pior dos males, porquanto prolonga o tormento.
No mito grego de Eros e Psiquê, a dúvida e o medosão os sentimentos carregados por psique e são análogos também a condição humana! Seja na incredulidade de São Tomé descrito nas Sagradas Escrituras seja na duvida que temos sobre os diversos fenômenos da espiritualidade, mas muitos são os espíritos que ou já despertaram ou estão despertando para a consciência de que existem outros primas para perceber esta realidade. E eu sei que muito provavelmente eles são vistos como utópicos Dom Quixotesde La Mancha, todavia as mudanças positivas na história da humanidade são visíveis para quem escolhe vê-las. E isso não se trata de ilusão por que os dois lados sempre coexistiram. Só que como a televisão também educa e faz um recorte da realidade que de tanto se repetir passa a ser percebido como a realidade em sua totalidade, Muitos acham que a vida é só o que é transmitido nos jornais. Isso é sinal de que o filósofo Platão estava correto na sua Alegoria da Caverna, pois muitos já percebem que existe algo além dessa Matrix que já era apontada por Sidarta Gautama, o Buda em seus textos com o conceito de Maya.
Que os despertos ou que estão despertando para essa nova era consigam manter a esperança viva em seus corações da mesma forma que muitos artistas mantiveram no Regime Militar, que Nelson Mandela manteve na prisão e que Mahatma Gandhi manteve na sua postura pela Independência da Índia, pois Pandora guardou o sentimento que nos faz permanecer acreditando em um amanhã melhor onde as lágrimas de emoção imperarão sobre a existência. Segundo os esotéricos: “Deus é evolução”. Por isso que estamos sempre mudando em todos os sentidos e aquele que criar resistência a essa mudança sofre e adoece. Sendo que tudo foi criado por essa Consciência Cósmica nutri na alma essa vontade ir além e vencer a Roda de Samsara. Namastê.
Rodrigo Santana Costa é professor e escritor. Publicou a obra: “Clarecer” em verso e prosa.