No programa, também são apresentadas obras de Liszt e Gustav Mahler
Concertos OSESP
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência deMarin Alsop e Valentina Peleggi, estreou no Brasil a ópera “Across the Line of Dreams” da compositora britânica Roxanna Panufnik. Tocada pela primeira vez, este ano, em Baltimore, nos Estado Unidos da América, “Cruzando a Linha dos Sonhos” conta as histórias de duas mulheres que parecem sair de um livro de contos, de tão encantadas que são, mas que foram muito reais. Harriet Tubman e Rani Lakshmibai nunca se encontraram, apesar de serem da mesma época. Contudo, tiveram uma coisa em comum para estarem juntas nesta obra: ambas lutaram pela liberdade de seu povo.
Harriet Tubman foi uma ex-escrava do estado de Maryland (EUA) que, depois de escapar da servidão em 1849, fez como sua missão de vida procurar resgatar outros tantos que sofriam sob o mesmo jugo. Chegou a ser chamada de Moisés, depois de libertar dezenas de famílias e fazê-las peregrinar até os estados do norte. Durante a Guerra Civil Americana, foi espiã e trabalhou como enfermeira para o Exército dos Estados Unidos.
Já Rani Laksmibai, era uma princesa indiana que herdou o trono depois da morte do marido Rana, do reinado de Jhansi, e liderou uma grande rebelião contra os britânicos no ano de 1857.
Escrita para orquestra e dois corais, a obra é composta de três partes: a primeira é dedicada a Harriet Tubman; a segunda, um episódio contrastante, remete a história de Rani Lakshmibai. Na terceira parte, Roxanna Panifnik imaginou um diálogo entre as duas, mostrando semelhanças, diferenças e essência de cada uma.
Ainda nesta edição do Concestos OSESP, tem “Totentanz”, de Franz Liszt com Lucas Thomazinho no piano, e a Sinfonia nº 4 em Sol Maior de Gustav Mahler.
Concertos OSESP é uma produção da Rádio Cultura FM, apresentado por Carlos Haag, e vai ao ar na Rádio MEC FM, 99,3 MHz, neste sábado (06) às 15h.