Maioria das empresas entrevistadas no levantamento afirmam enfrentar problemas com o recebimento de materiais, componentes e insumos vindos da China
Por Luciana Freire no dia 10 de Março de 2020 ⋅ 21:00
A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) realizou uma sondagem para entender os impactos do coronavírus no setor de eletrônicos brasileiros. De acordo com o levantamento divulgado hoje (10), 70% das 50 empresas entrevistadas afirmam enfrentar problemas com o recebimento de materiais, componentes e insumos vindos da China.
Na última pesquisa, em fevereiro, esse número era de 57%. Diante disso, 6% das empresas já operam com paralisação parcial nas fábricas, enquanto 14% já planejam o mesmo para os próximos dias. Outras 48% não tem nenhuma previsão de interromper as atividades, sendo que essa decisão poderá mudar caso os problemas no abastecimento permaneçam por muito tempo.
Neste levantamento mais recente 54% das empresas sinalizaram que, caso a situação se prolongue por mais de um mês e meio, haverá impactos na entrega do produto final aos clientes.