Crianças ansiosas e agressivas na quarentena, como lidar?
Por Cinthia Bevenutta ( Portal Ipirá City) – Terça, 14 de Julho de 2020
As crianças não sabem nomear bem os seus sentimentos, por isso acabam por demonstrar los através de alterações de comportamento que devemos observar com cuidado e atenção.
Os sinais de ansiedade infantil pode variar de acordo com a idade. É comum a criança ficar nervosa, ter alterações no sono, medo, ficar irritada com facilidade, hiperativa, comer compulsivamente e até mesmo ficar triste e apreensiva sem algum motivo aparente. Muitas crianças tem estado assim nessa quarentena. Elas sentem falta do convívio com os familiares distantes, com os amigos, de estar ao ar livre, de correr na pracinha. E muitas vezes por não compreender bem as circunstâncias o adulto entende como desrespeito a ação dessa criança e a pune.
É importante que os pais e cuidadores dialoguem com essa criança com a intenção de fazê la externar o que está sentindo ajudando as como lidar com os sentimentos sem menosprezar a ação da criança (com falas do tipo, “deixe de bobagem”, “isso é manha” ,”pare de birra”).
Para ajudar a minimizar o peso que o isolamento tem trazido para vida das crianças vamos entender algumas medidas que podem ser tomadas e assim começar a colocá las em prática.
ROTINA: os horários de dormir, acordar, estudar, mesmo que adaptados devem ser estabelecidos como eram anteriormente. Uma rotina bem estabelecida favorece o desenvolvimento cognitivo e emocional.
SOCIALIZAÇÃO: aproveitar as oportunidades de interação em família. Incentivar a socialização com colegas e familiares por ligações e videochamadas.
CRIATIVIDADE: pesquisar e abusar de brincadeiras diferentes, deixe a criança brincar e ressignificar os objetos. Estimule a criatividade.
MOVIMENTO: envolva a criança em atividades lúdicas. Dançar, ouvir música, se envolver com expressões artísticas vai acalmar e estimular o desenvolvimento desta criança.
Quando estamos em movimento nosso corpo libera algumas substâncias (endorfina e dopamina) que trazem a sensação de alegria, bem estar, euforia, além de provocar um efeito relaxante antes e depois da atividade praticada. É importante manter a mente o corpo ativo e ter a esperança que em breve a pandemia acaba.
EXEMPLO: as crianças absorvem as emoções daqueles que estão a sua volta, então para gerenciar o estresse da criança é preciso gerenciar o do adulto também. Seja exemplo!