Ao longo de julho, GGN publica uma série de 10 reportagens especiais mostrando como se deu a capitalização da Previdência Social no Chile, um modelo que inspira a reforma sonhada por Paulo Guedes aqui no Brasil
Por Jornal GGN
Você sabia que metade da população chilena se aposenta com o equivalente a R$ 260,00 depois que o regime militar instaurado após o golpe do general Pinochet decidiu acolher o programa econômico dos “Chicago Boys” e capitalizar a Previdência?
O Chile, inclusive, hoje figura numa lista de 30 nações que adotaram a aposentadoria capitalizada décadas atrás, e mais da metade teve de aprovar novas reformas nos últimos anos para corrigir as distorções desumanas do sistema. Os dados são da Organização Internacional do Trabalho.
O “exemplo do Chile”, referencial na reforma da Previdência que Paulo Guedes ainda sonha em aprovar aqui no Brasil – o governo sinalizou retomar a discussão depois de agosto – vem sendo estudado em várias partes do mundo, embora seja constantemente jogado para escanteio pela grande mídia brasileira.
Ao longo de julho, o GGN publica uma série especial com 10 reportagens sobre #OExemploDoChile.
Ao final da empreitada, em meados de agosto, divulgaremos um documentário no YouTube com entrevistas exclusivas feitas com aposentados chilenos e especialistas em Previdência. Vamos ouvir como é viver com a previdência capitalizada a partir dos relatos de quem sente os impactos da reforma na pele.
Com apenas R$ 10,00 você pode fazer parte do time que ajudou a tirar esse projeto de jornalismo independente do papel.
Os doadores especiais da causa entram para uma lista de transmissão que receberá o documentário em vídeo em primeira mão, antes da estreia oficial.
Abaixo, as 6 reportagens publicadas até agora:
- Como a aliança entre liberais e militares na ditadura chilena mudou a Previdência
- O falso milagre econômico: Chile, um exemplo do fracasso das capitalizações
- Reuniões secretas revelam conflitos para Pinochet capitalizar a aposentadoria no Chile
- Ditadura e desinformação: as promessas aos trabalhadores para capitalizar a Previdência no Chile
- Quanto vale uma aposentadoria capitalizada: o exemplo do Chile
- A introdução do neoliberalismo na Reforma da Previdência