Debates contribuem para melhorar nível do conhecimento

Assim como em outras áreas da pesquisa científica, estudiosos da ciência do esporte travam “boas brigas” sobre resultados de seus estudos

Foto: USP

Assim como em outras áreas da pesquisa científica, estudiosos da ciência do esporte travam “boas brigas” sobre resultados de seus estudos


Editorias: Paulo Roberto Pereira Santiago, Rádio USP – URL Curta: jornal.usp.br/?p=332444

 

Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre as discussões e divergências existentes entres os pesquisadores sobre os resultados de estudos na ciência do esporte. Explica que, assim como outros campos do conhecimento, a ciência do esporte apresenta pontos de vista divergentes de pesquisadores, como os que vêm acompanhando ultimamente, envolvendo um estudo  sobre carga de trabalho e ocorrência de lesões em equipes de futebol masculino.

Apesar das contestações mais acaloradas, Santiago acredita que os debates, desde que sejam respeitosos, são muito importantes para o enriquecimento das pesquisas e, por consequência, na obtenção de melhores resultados, que podem contribuir para a evolução da ciência e a prática do esporte.

Os ouvintes podem participar da coluna Ciência e Esporte, sugerindo temas ou enviando questões para as próximas edições pelo e-mail ou através de comentários no canal da coluna no YouTube. A única restrição é que sejam temas relacionados à ciência e esporte. 

Ouça no player acima a íntegra da coluna Ciência e Esporte.

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.