Presidente americano é acusado de pressionar uma investigação contra Hunter Biden, filho de Joe Biden, vice-presidente de Barack Obama e atual candidato à Casa Branca
Por Matheus Simoni
A presidente da maioria Democrata na Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, declarou hoje (24) que vai abrir um processo de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por obstrução de justiça. O líder americano é acusado de ter feito um telefonema para o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, em julho do ano passado, pressionando-o a investigar Hunter Biden, filho de Joe Biden, vice-presidente no mandato do presidente Barack Obama e atual candidato à Casa Branca pelo Partido Democrata.
A ligação ocorreu por suspeita de irregularidades na sua ligação com uma empresa ucraniana. A crise instalada no governo teve início após o jornal The Washington Post divulgara uma matéria informando que um funcionário de inteligência dos Estados Unidos apresentar uma denúncia anônima contra Trump em 12 de agosto, alegando algum tipo de irregularidade em altos níveis do governo americano.
O jornal – e nem o Congresso – teve acesso à queixa. Segundo o denunciante, Trump teria feito algum tipo de “promessa” ao presidente ucraniano. De acordo com o The New York Times, o presidente americano mandou congelar US$ 391 milhões em ajuda à Ucrânia dias antes de falar por telefone com o presidente ucraniano sobre Joe Biden.
Na semana passada, Pelosi declarou que, “assim que tivermos os fatos, estaremos prontos”. Questionada hoje, ela declarou: “Agora que temos os fatos, estaremos prontos até o fim do dia”. A decisão foi tomada após reunião com líderes democratas.