Ministro da Economia defendeu a criação de um IVA dual, para substituir impostos federais
Por Juliana Almirante
O deputado Hildo Rocha (MDB-MA), que será o vice-presidente da comissão mista da reforma triubutária, disse, em entrevista ao Congresso em Foco, que o ministro da Economia, Paulo Guedes, demonstrou preocupação com a demora no fechamento das propostas do governo.
Hildo participou de reunião com Guedes e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). O governo ainda não definiu se vai mandar suas propostas de maneira formal ou no formato de sugestão aos parlamentares. O colegiado misto deve ser instalado hoje (19).
O ministro da Economia defendeu a criação de um IVA dual, para substituir impostos federais, no entanto, permitirá a adesão voluntária de estados, e de um tributo seletivo com base no IPI e na Cide.
“Paulo Guedes disse que está preocupado, porque dizem que o governo não tem proposta. Eu acreditei nisso até agora. Ele disse que vai contribuir para aprovar o IVA dual. Ele quer criar imposto seletivo com base na Cide e no IPI, que seria só da União. Acho complicado, porque vai tirar dinheiro dos estados, dos municípios e dos fundos”, afirmou Hildo.