Estudo procura apontar diferenças entre desempenho de jovens jogadores e profissionais
Por Flavia Coltri – Editorias: Atualidades, Rádio USP, Colunistas, Paulo Roberto Pereira Santiago – URL Curta: jornal.usp.br/?p=249229
Na coluna Ciência e Esporte desta semana, o professor Paulo Roberto Santiago fala sobre um estudo a respeito do desempenho de corrida em jogadores de futebol jovens.
O trabalho foi desenvolvido na tese de mestrado do aluno Luiz Henrique Palucci Vieira, da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP. O artigo chegou a ser publicado em fevereiro deste ano na revista especializada Sports Medicine, uma das mais prestigiadas publicações acadêmicas da área no mundo.
O estudo revelou que o desempenho de jovens jogadores de futebol não é o mesmo dos jogadores profissionais. Essa pesquisa contribui para que técnicos e treinadores possam ter parâmetros para investigar qual a melhor forma possível de realizar os treinamentos e, por consequência, melhorar a atuação dos mesmos.
Hoje já é possível acompanhar dados bem estabelecidos sobre os profissionais do futebol, como velocidade, a distância percorrida de cada jogador. Entretanto, quando se trata de jogadores adolescentes ou crianças, isso ainda não acontece, e a pesquisa de Vieira pode mudar essa realidade.
Ouça acima na íntegra a coluna Ciência e Esporte.