Dados preliminares da eleição uruguaia indicam que o governista Daniel Martínez (Frente Amplio) e o opositor Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, disputarão o segundo turno no próximo dia 24 de novembro.
De acordo com fontes citadas pelo El País, Martínez obteve 39,9% dos votos, contra 29% de Lacalle Pou. Completam a disputa Ernesto Talvi (Partido Colorado), com 12%, e Guido Manini Ríos (Cabildo Abierto), com 10,5%.
“Já começamos o caminho do diálogo. Agora, os uruguaios votarão com base em critérios diferentes e com base das pessoas. Vamos dialogar com outros atores”, disse o candidato governista durante discurso na sede eleitoral do Frente Amplio, segundo um correspondente da Sputnik.
“O próximo governo não será o governo do Partido Nacional, será o governo liderado pelo Partido Nacional. Quero agradecer a intenção de avançar nessa abordagem multicolorida de Ernesto Talvi, Guido Manini Ríos, Edgardo Novick (Partido del Pueblo), Pablo Mieres (Partido Independente)”, disse Lacalle em discurso para seus seguidores no centro da capital uruguaia, também de acordo com um correspondente.