EM BUSCA DA VERDADE
O que poderia haver em comum entre Sir Isaac Newton, William Black, Helena Petrovna Blavatsky, Zecharia Sitchin, Jan Val Ellam e John Ronald Reuel Tolkien? O profundo desejo de desvendar um grande mistério que ficou encoberto por um véu conceitual com o nome de “mitologia”. É impossível mortar os quebra-cabeças sobre a história da humanidade apenas com base no que é dito nas religiões, na ciência e na história oficial. E mesmo lendo tudo o que foi escrito por estes autores, a verdade permanecerá oculta, pois as revelações são dadas no momento em que um grupo de espíritos atingem um nível de compreensão capaz de absolver aquele conhecimento. O problema é que são inúmeros painéis, mas existem espíritos que estão se adiantando por base nestes estudos e montando quebra-cabeças que serão, talvez, fechados nas próximas encarnações!
Os esotéricos compreendem a palavra mitologia com o significado de conhecimento oculto. É no entanto que as sabedorias de Hermes Trismegisto são estudadas na Maçonaria e RosaCruz, mas para muitos no senso comum Hermes é apenas um mito grego. Na obra: “Os Grandes Iniciados” de Édouard Schuré Orfeu é descrito como alguém que existiu, mas para muitos a sua história é apenas uma lenda.
segundo Thomas Bulfinch no: “O Livro de Ouro da Mitologia – Histórias de Deuses e Heróis”: “todas as lendas mitológicas têm sua origem nas narrativas das Escrituras, embora os fatos tenham sido distorcidos ou alterados. Assim, Deucalião é apenas outro nome de Noé, Hércules ,de Sansão, Árion, de Jonas etc.
Essas mitologias precisam ser revisitadas com uma outra percepção, pois elas são chaves para a compreensão mais ampla dos painéis que narram a história da humanidade. A obra: “O Silmarillion” de John Ronald Reuel Tolkien é um importante ponto de partida para estes estudos, porém é preciso fazer um paralelo com o que é dito na obra: “As melhores Histórias da Mitologia Nórdica” de A.S. Franchini/ Carmem Seganfredo. O programa “Alienígenas do Passado” disponível no You Tube contribui para a expansão de consciência sobre estes painéis.
Plotino, o nobre filósofo pai da doutrina neoplatônica, discípulo de Amónio Sacas, nascido em Licópolis, no Egito, elucidou com sabedoria, conforme se encontra nas Enéadas, volume VI:… o conhecimento do Uno não vem por meio da ciência e do pensamento… mas através de uma presença imediata, superior à ciência.
“EU SOU” a Inteligência Perfeita, ativa neste cérebro.
Rodrigo Santana Costa é professor e escritor. Publicou a obra: “Clarecer” em verso e prosa.
Bulfinch e suas inquietaçoes de ouro sobre a mitologia! Na mitologia, quanto menos se sabe sobre essas histórias, mais fascínio se tem por elas!