O jornalista Emiliano José lança, nesta quinta-feira (15), o segundo volume da biografia de Waldir Pires, pela Versal Editores. O evento de lançamento acontece a partir das 17h, no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.
A sequência completa a narrativa sobre a trajetória de Waldir, iniciada no primeiro livro, lançado no ano passado, que conta desde o seu nascimento, em 1926, até a retomada de seus direitos políticos após o fim do AI-5, em 1978. O segundo volume retoma a narrativa desse ponto, até o ano de sua morte, em 2018, aos 91 anos.
Segundo Emiliano José, a frase do capitulo final “Encerro minha vida parlamentar aos 90 anos, mas, não encerro minha luta. Derrotados são os que deixam de lutar”, sintetiza com perfeição o espírito combativo do político que viveu com intensidade a Era Vargas, o governo João Goulart, o golpe militar de 1964, o exílio, a resistência, a redemocratização, a Constituição de 1988, e teve participação ativa nos governos de Lula e Dilma Rousseff.
Neste novo livro, Emiliano José retoma a história do biografado a partir 1979, abordando momentos como a sua candidatura ao Senado, em 1982, sua atuação na construção do MDB e na campanha das Diretas Já, a eleição para o governo do Estado da Bahia, em 1986, e a renúncia para disputar as eleições presidenciais de 1989. Também são destacadas a sua eleição e reeleição para deputado federal nos anos 1990, e o último cargo público ocupado por ele na carreira política, com o mandato de vereador na Câmara Municipal de Salvador, concluído em 2016.