Uma iniciativa que mobiliza debates em torno de uma gestão pública mais transparente e de uma educação transformadora e de qualidade. Assim pode ser definido o Instituto Ribeirão 2030, que reúne representantes de diversos segmentos da população ribeirão-pretana. Para falar sobre os objetivos e as ações já realizadas pelo instituto, o USP Analisa desta semana conversa com a presidente da organização, Adriana Silva.
Segundo ela, o instituto nasceu de um movimento ligado à indignação da sociedade com escândalos políticos recentes, tanto em nível municipal quanto nacional. Porém, durante o processo de transformar esse movimento em uma instituição, o grupo percebeu que poderia expandir suas metas e enquadrá-las em um movimento global: os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“Talvez a gente não tenha tamanho enquanto instituto para pensar nos 17 objetivos, mas se a gente pensa nesses dois grandes temas, que são a transparência e a educação, automaticamente eu falo dos 17. De uma certa forma, os objetivos foram tão bem construídos que não tem como você falar sobre qualquer cidade sem esbarrar em um deles. A gente prioriza, sim, educação e transparência, mas faz isso certo de que, dando conta desses dois, a gente estrutura muito melhor os outros 15 objetivos”, diz Adriana.
O USP Analisa é uma produção conjunta da Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz) e do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP.
Fonte: www.jornal.usp.br