Entre Rios: Inema faz soltura de 30 carcarás em reserva; aves traziam risco para aviões
Cerca de 30 gaviões carcará foram devolvidos à natureza por técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e do Salvador Bahia Airport. As aves foral soltas na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Lontra, que fica em Entre Rios e Itanagra, no Litoral Norte baiano. Uma equipe de gerenciamento de fauna do aeroporto de Salvador resgatou as aves da área. Ficando ali, elas criavam situação de risco tantao para si e como para as aeronaves, como informa a bióloga Havany Fontana, coordenadora da equipe de gerenciamento de fauna do aeroporto.
“Capturamos aves que podem colidir com as aeronaves e as transferimos para áreas mais seguras”, diz. Segundo ela, o gavião carcará é uma das espécies propensas a colisões com aviões no aeroporto de Salvador. Mas há ainda corujas, entre outros animais, inclusive terrestres, como tatus, serpentes e quero-queros que também são bastante comuns naquela região e igualmente resgatados em um trabalho que ocorre “de domingo a domingo”.
Em condições normais, o aeroporto de Salvador opera com uma média diária de 215 pousos e decolagens. Como resultado da implantação do plano de gerenciamento de fauna, em 2018, a equipe que atua no local catalogou mais de 200 espécies de aves na região e reduziu em 80% o número de colisões desses animais com aeronaves, preservando a biodiversidade e a segurança da aviação.