Tratado de Armas Nucleares de Alcance Intermediário havia sido assinado no fim da Guerra Fria
Por Catarina Lopes
Os Estados Unidos e a Rússia se retiraram do Tratado de Armas Nucleares de Alcance Intermediário (INF, na sigla em inglês), assinado no fim da Guerra Fria, que limitava o uso de mísseis convencionais ou nucleares de alcance intermediário (500 a 5.500 km).
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, oficializou a retirada formal dos EUA em um comunicado durante uma reunião de ministros das Relações Exteriores da Associação de Nações do Sudeste Asiático, alguns minutos após a Rússia ter declarado o fim do tratado. Alguns meses atrás, os dois países apontaram sua intenção de encerrar o tratado, trocando acusações de quebra dos termos do pacto.
“A Rússia é a única responsável pelo fim do tratado”, declarou Pompeo. Mas, segundo o ministro russo das Relações Exteriores, o tratado terminou “por iniciativa dos Estados Unidos”. Os EUA acusavam a Rússia de desenvolver um novo tipo de míssil, o 9M729, alegando que ele violava o tratado, uma posição com o apoio da Otan, que afirma que o míssil tem um alcance de 1.500 km. A Rússia garante que ele só pode percorrer 480 km.