A frequência maior entre as queixas dos pacientes em consultórios é a da enxaqueca, por ser a mais incapacitante
Por Maria Julia Petroni – Editorias: Atualidades, Rádio USP, Programas, Saúde sem complicações – URL Curta: jornal.usp.br/?p=243288
O tema do Saúde sem Complicações desta semana é dor de cabeça, com o professor José Geraldo Speciali, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.
O professor afirma que essa é uma doença que abrange todas as idades e que existem mais de 150 tipos. “A frequência maior entre as queixas dos pacientes em consultórios é a enxaqueca, por ser a mais incapacitante.”
Speciali lembra da sensibilidade cerebral das pessoas que têm enxaqueca, responsável pelas crises de dor de cabeça no dia a dia. Essa dor é desencadeada por cheiros, alimentos, calor e até mesmo por quadros emocionais como a ansiedade e a depressão, por exemplo.
“Não existe exame para o diagnóstico da dor de cabeça, o médico é o responsável pela identificação da dor por meio do histórico do paciente, que contribui para a descoberta dos fatores que levam à doença e direciona o tratamento para algo mais englobado”, conclui.
O programa Saúde sem Complicações é produzido pela locutora Mel Vieira e por Maju Petroni, com apresentação de Mel Vieira e trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Direção de Rosemeire Talamone.