Falta de saneamento favorece surgimento da “Salmonella”

O saneamento básico nos protege da exposição a micro-organismos como a “Salmonella”, bactéria responsável por intoxicação alimentar

Foto: USP Foto: Rocky Mountain Laboratories/Niaid via Fapesp

O saneamento básico nos protege da exposição a micro-organismos como a “Salmonella”, bactéria responsável por intoxicação alimentar


Editorias: Atualidades, Rádio USP – URL Curta: jornal.usp.br/?p=297780 -24/01/2020

 

Salmonelose é uma doença causada pela bactéria Salmonella e provoca náuseas, vômito, falta de apetite, cólica e diarreia. A professora Maria Tereza Pepe Razzolini, da Faculdade de Saúde Pública da USP, explica que a transmissão se dá pela água, alimentos contaminados e ambientes com muita precariedade sanitária, onde não há tratamento sanitário. “Se uma alface é irrigada com uma água contaminada, ela pode chegar ao consumidor contaminada com essa bactéria”, explica Maria Tereza.

A professora ressalta que não existem superbactérias Salmonella, mas já existem algumas com resistência aos antimicrobianos. Quanto mais resíduos de agrotóxicos na água, de fármacos, dentre eles os antimicrobianos, maior o risco de alteração do perfil dos micro-organismos, possibilitando o surgimento de cepas mais resistentes a antimicrobianos.

Ouça no link acima a íntegra da entrevista.

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.