Atleta conquistou com sobra o tricampeonato pan-americano na categoria mais de 109 kg
PAN LIMA 2019
João Antônio
A prova foi bem tranquila e o mais importante foi ele ter conseguido um ótimo resultado na primeira grande competição após ter passado por uma cirurgia no joelho no final de 2018.
Fernando é desses atletas que podem ser considerados um exemplo para o país, por conseguir tão bons resultados praticamente sem nenhum apoio. Ele mesmo confirma que se não fosse seu clube, o Pinheiros, não teria chegado onde chegou.
Não é qualquer um que é tricampeão pan-americano, quinto colocado numa olimpíada (Rio 2016), e quarto num mundial (2018 no Turcomenistão). E ele ainda quer mais.
Vem aí os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, e Fernando sabe que será a sua última chance de medalha numa olimpída. E sabe também que alcançar ao menos o bronze não será uma tarefa fácil, pela força e juventude de seus principais concorrentes.
Mas para quem passou a carreira toda lutando contra dificuldades, será apenas mais um combate para esse guerreiro.
Eu fico imaginando o que um país como o Brasil, que produz talentos em tantas modalidades, sem estrutura e sem apoio, seria se houvesse uma política de investimento correta e honesta.
Juro que foi o que sempre sonhei, desde que comecei a me interessar por esporte, principalmente os olímpicos, mas como não vi isso até hoje, tenho certeza absoluta que não chegarei a ver. Tomara que ao menos meus filhos vejam.