Publicado a:
Entrou hoje em vigor um novo dispositivo para os estrangeiros que pretendem deslocar-se a França. Numa altura em que são várias as decisões implementadas visando endurecer as condições do isolamento social, por as autoridades estimarem que as pessoas respeitam menos a quarentena.
Os estrangeiros que se querem deslocar a França devem imperativamente a partir de hoje preencher um impresso, um formulário que é também obrigatório para quem queira fazer o trajecto até aos territórios ultramarinos, um documento que está online na página do Ministério do interior.
Paralelamente foram muitas as novas decisões que entraram em vigor para endurecer ainda mais as condições do confinamento em vigor desde 17 de Março
Na região de Paris a prática desportiva é agora proibida entre as 10 e as 19 horas na via pública, para evitar concentrações de adeptos do exercício físico, e da corrida a pé, nomeadamente. Esta continua a ser autorizada, pois, por um período máximo de uma hora, uma vez por dia.
A ideia é que esta fique restrita a períodos com menor circulação de pessoas.
Uma autarquia do Norte, Marcq-en-Baroeul, impôs mesmo uma multa de 68 euros para quem cuspir para o chão, abandone máscara ou luvas ou espirre sem cobrir o rosto.
Em Sceaux, perto de Paris, a máscara passou a ser obrigatória enquanto em Béziers, no sul, a câmara municipal decidiu mesmo retirar os bancos públicos para que ninguém se aí possa sentar.