por João Brandão / Rodrigo Daniel Silva
Um servidor do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) foi preso temporariamente nesta quinta-feira (12) na Operação Freio de Arrumação, do Ministério Público na Bahia (MP-BA) e da Polícia Rodoviária Federal (saiba mais aqui).
Segundo a promotora Ana Manuela Meira, que integra o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), o investigado Márcio Silva Freire atuava no posto do Detran no Auto Shopping Salvador.
“Ele tinha a função de acessar o sistema e validar os documentos todos de transferência, de vistoria, de CNH, tinha acesso central de registro. E, por isso, atuava em conluio com outros agentes para a retirada, cancelamento de multas”, declarou, em entrevista à imprensa.
Além dele, outros servidores do Detran-BA são investigados. Ao todo, a ação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e um de prisão na Bahia. Além da Bahia, a operação aconteceu no Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Acre.
Em Curitiba, um suspeito foi preso com R$ 600 mil em espécie. “Isso é um recado que o Ministério Público passa para toda a sociedade. Ninguém mata mais neste país, e ofusca mais o futuro deste país do que a corrupção”, disse Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, coordenador do GNCOC.