Gênese da existência humana já apresentava violência contra a mulher

Como a violência contra a mulher se inicia na nossa cultura? Este é o tema abordado pela professora Eunice Prudente em sua coluna desta semana.

Foto: USP

Sexismo e racismo são formas atrasadas de pensar, diz a professora Eunice Prudente


Editorias: Atualidades, Colunistas, Eunice Prudente, Rádio USP – URL Curta: jornal.usp.br/?p=275220

Como a violência contra a mulher se inicia na nossa cultura? Este é o tema abordado pela professora Eunice Prudente em sua coluna desta semana.

A professora cita Florisa Verucci, advogada e feminista, que analisava as questões de gênero a partir do pensamento histórico antropológico. Ainda na história bíblica todas as dificuldades passadas pela humanidade seriam responsabilidade de uma mulher. Isso estaria relacionado ao fato de Eva ser a culpada por sua expulsão e de Adão do Paraíso, ao comer o fruto proibido.

Na atualidade, segundo a professora, ainda há pensamentos de Aristóteles ou Tomás de Aquino, que na idade média diziam ser a mulher um homem incompleto, um ser ocasional. Eunice lembra que mesmo ao verificar os verbetes nos dicionários também é possível ver como a mulher é estigmatizada, vista como um objeto de desejo ou inferior aos homens.

Ouça no link acima a íntegra da coluna Educação e Direitos.

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.