Operação abordou inicialmente 36 estabelecimentos
Por Catarina Lopes
Órgãos do governo estadual autuaram 16 postos de combustíveis em Salvador, região metropolitana e Feira de Santana por entregarem menos combustível que o volume comprado pelo consumidor. A fraude foi descoberta na primeira etapa da Operação Posto Legal, iniciada no dia 12 deste mês, que abordou 36 estabelecimentos.
A operação reúne o Procon, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e o Departamento de Polícia Técnica, com o apoio da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e das polícias Civil e Militar. Dos postos fiscalizados, 12 ficam na capital e região metropolitana, e os outros 24 em Feira de Santana.
O superintendente do Procon, Filipe Vieira, declarou que a ação terá continuidade com o mesmo formato, e “todo e qualquer posto está sujeito à fiscalização. O nosso interesse não é encontrar irregularidades, mas conhecer a forma como os postos funcionam no seu dia a dia e garantir que o consumidor, ao se dirigir ao estabelecimento, vá encontrar produtos dentro das regras de qualidade. Por isso, a operação vai continuar e se estender da capital até os limites do estado”.