Hackers, vazamentos e as contradições do mundo globalizado

Para Pedro Dallari, a divulgação de conversas do ministro Sérgio Moro suscitou debates e sentimentos contraditórios

Foto: USP

Para Pedro Dallari, a divulgação de conversas do ministro Sérgio Moro suscitou debates e sentimentos contraditórios


Por Marcello Rollemberg – Editorias: Atualidades, Colunistas, Pedro Dallari, Rádio USP – URL Curta: jornal.usp.br/?p=253732


 

Segundo Pedro Dallari, em sua coluna desta semana, o vazamento de conversas feitas na plataforma Telegram entre o ministro da Justiça Sérgio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol suscitou um grande debate e sentimentos contraditórios na sociedade brasileira. De um lado, segundo ele, seja por vazamento ou por ação de hackers, essa perda de intimidade contraria o direito que as pessoas têm de preservar suas conversas reservadas. “É, portanto, um fato negativo o que o hackeamento faz”, acredita o colunista.

Já por outro lado, segundo Dallari, a revelação das conversas trouxe luzes e verdade a eventos importantes da atualidade brasileira. “Isso não deixa de ser positivo, já que uma das marcas da democracia é a transparência da conduta dos agentes públicos”, afirma ele.

“Essa contradição é uma marca do nosso tempo e do mundo globalizado”, garante Dallari. “O avanço da tecnologia aproximou os povos, dando origem ao fenômeno da globalização.”

Ouça no player acima a íntegra da coluna Globalização e Cidadania.

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.