O dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde
Por Kamille Martinho no dia 01 de Fevereiro de 2020 ⋅ 16:30
O HPV atinge mais de 70% dos jovens entre 16 e 25 anos em Salvador, aponta um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
“Os dados que nós temos são estimativas do Ministério da Saúde e são dados de pesquisas específicas que foram realizadas nas capitais dos estados do Brasil. Então, a gente tem uma pesquisa, já pelas estimativas do Ministério da Saúde, que Salvador é uma cidade que tem um índice alto de contaminação. Principalmente entre jovens na faixa etária de 16 a 25 anos, e a gente tem uma pesquisa recente em que 71,9% dessa população jovem estaria contaminada com o vírus do HPV”, explica a chefe do setor de DST/Aids da capital baiana, Daniela Cardoso.
Em relação aos altos níveis registrado, Daniela aponta a resistência dos jovens à adoção de medidas de proteção, embora tenham muito acesso às informações disponíveis. Segundo ela, a maior distribuição de preservativos, realização de exames preventivos e a o aumento de vacinação nas unidades de saúde auxiliam na proteção contra o HPV e outras infecções sexualmente transmissíveis.