Ramalho Lima – via nexperts
Nesta terça-feira (17), o DxOMark revelou sua análise para a câmera do Huawei Mate 30 Pro 5G, colocando-o como o mais novo campeão do ranking mundial de smartphones no quesito câmera. A versão 4G do Mate 30 Pro, que era o líder, agora foi superada pela sua variante 5G.
Com mesmo hardware, variante 5G leva vantagem
O Huawei Mate 30 Pro e o Xiaomi Mi Note 10 estavam no topo do ranking do DxOMark, ambos com 121 pontos. Já a variante 5G do Mate 30 Pro roubou a cena ao fazer 123 pontos, se tonando o novo líder.
Mas, se os aparelhos da Huawei têm o mesmo conjunto de câmeras, como um conseguiu superar o outro? A resposta para essa pergunta é: software. Nem só de lentes de faz boas fotos e vídeos, e a Huawei pôde comprovar isso mais uma vez. A empresa investiu tempo extra para melhorar seu software dedicado à câmera. A diferença não é gigante, mas valeu a pena.
O Mate 30 Pro 5G fez 134 e 102 pontos, respectivamente, nas categorias fotografia e vídeo. Em contrapartida, a variante 4G conseguiu 132 e 100 pontos em ambas as categorias.
A análise afirma que a variante 5G conta com um novo algoritmo de multiexposição que melhora as fotos com flash, no modo retrato. Os dois aparelhos performam diferente neste modo de foto, mesmo com o flash desligado. Veja os exemplos abaixo:
Houve melhorias, também, nos modos de zoom e noturno. Já quando falamos de vídeos, a variante 5G se saiu melhor em relação a texturas, ruído e autofoco. Esse último foi melhorado, sobretudo, em condições de baixa iluminação.
No entanto, apesar das melhorias, houve um ponto em que a variante 5G pontuou menos que a 4G: fotos com ângulo ultrawide. Isso acontece porque a nova revisão do software possui um algoritmo antidistorção para esse tipo de foto que reduz um pouco o campo de visão real.