Por Ascom – SDE – Segunda, 18 de maio de 2020
Na última sexta-feira (15), trabalhadores demitidos da Fábrica de Calçados Paquetá de Ipirá, fizeram um protesto em frente aos portões da empresa, solicitando o pagamento integral do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS.
Na tarde desta segunda-feira (18), a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), em contato com a redação do CN, emitiu a seguinte nota:
NOTA À IMPRENSA – FÁBRICAS DE CALÇADOS
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE) informa que está acompanhando a situação da fábrica de Calçados Paquetá. Em contato com os executivos da Companhia, foi comunicado que, em virtude do fechamento do comércio, devido à pandemia do Covid-19, especialmente em outros países, a empresa foi impactada e precisou demitir 240 funcionários dos 1,5 mil existentes na Bahia.
Contudo, o grupo assegurou que reiniciou suas atividades recentemente na unidade de Ipirá e que, gradativamente, à medida que ocorrer a reabertura do comércio nos países para os quais exporta sua produção e novos contratos sejam firmados, voltará a 100% da atividade e espera abrir novas vagas, para o qual, preferencialmente os demitidos poderão ser recontratados.
A unidade produtiva conta com incentivos fiscais e a concessão de galpões do Estado. A SDE lamenta as demissões, mas assegura que tem prospectado investimentos para o Estado, que resultarão na geração de novos postos de trabalho. A pasta destaca ainda que, este ano, já assinou 23 protocolos de intenções para instalação ou ampliação de empreendimentos na Bahia. Juntos, vão aportar R$ 1,7 bilhão em investimentos privados, com previsão de gerar 1,3 mil novos empregos diretos.