O conceito de coragem costuma ser empregado de uma maneira muito tendenciosa, pois ele atende ao interesse de quem quer condicionar o ser humano a se ousar a fazer algo que atenda aos interesses do domínio de alguns sobre os outros, todavia eu prefiro fazer menção a coragem do general do Exército Brasileiro Alfredo Moacyr de Mendonça Uchôa em ser um dos pioneiros na ufologia ao publicar a obra: “Mergulho no Hiperespaço”. Um livro que é fundamental para quem tem interesse em se aprofundar em esoterismo ufológico.
Uma parcela bastante significativa de pessoas no senso comum costumam pensar que tudo o que se diz a respeito do assunto ufologia é mera teoria da conspiração, ledo engano pensar assim! Nada impede que uma parte deste assunto até seja divulgada de uma forma que se possa pensar ser teoria da conspiração, pois há quem use a sua imaginação para deturpar os fatos seja em produções cinematográficas, seja em montagens fotográficas publicadas na internet, porém é como diz Moacyr Uchôa na obra: “Mergulho no Hiperespaço”: “há fraudes conscientes de fotografias, mistificações ou fantasias inconsequentes. Todavia, há aquele número de outros fenômenos inexplicáveis, segundo critério naturalista e fisicista, resistindo mesmo a deturpações da verdade em críticas a relatos testemunhados largamente. Constantes outros ainda de documentos credenciados, registrados em autênticas fotografias, demonstrados os objetos em radares de bases aéreas supercontroladas, por outro lado outros tantos de realidade psicológica”.
É curioso pensar que existem inúmeras pessoas gastando neurônios para sustentar a Teoria da Terra Plana. E pouquíssimas se atendo aos estudos da Ufologia Esotérica. O orgulho antropocêntrico foi capaz de cegar a espécie Homo Sapiens Sapiens a tal ponto que muitos cientistas aparecem em rede nacional para afirmar que só existe vida inteligente no orbe terrestre, contudo é como disse o professor Herman Oberth: “Apenas na Via Láctea existem 50 bilhões de sistemas solares como o nosso. Em sua maior parte, são sistemas planetários. Além disso, existem, pelo menos, 500 bilhões de galáxias semelhantes à nossa. Por isso, é mais do que provável que, fora dessa Terra, ainda existam seres inteligentes”.
Segundo o filósofo René Descartes: “Para atingir a verdade, é preciso uma vez na vida se desfazer de todas as opiniões aceitas e reconstruir, de novo, desde o fundamento, todos os sistemas do próprio conhecimento”. Acontece que este caminho de expansão da Consciência é feito por meio de acesso a muitas fontes. E o problema é que o ato de ler por prazer em diminuir a ignorância não é ainda estimulado como deveria. Nisso acaba esse caminho é trilhado por poucos, porém estes poucos estão conseguindo despertar quem está receptivo, pois como disse Papus: “Sempre pode-se dizer tudo, por que somente compreenderá quem deve compreender”.
“EU SOU a porta aberta que nenhum homem pode fechar”.
Rodrigo Santana Costa é professor e escritor. Publicou a obra: “Clarecer” em verso e prosa.