A Guarda Costeira japonesa descobriu um barco com corpos de 7 pessoas e agora está sendo investigado se eram cidadãos norte-coreanos, informou a mídia japonesa neste sábado (28).
Segundo publicou a emissora japonesa NHK, um barco de madeira foi descoberto na sexta-feira (27) na costa da ilha de Sado, na província de Niigata, com inscrições em coreano. No entanto, devido às más condições climáticas, só foi possível retomar a inspeção do barco na manhã deste sábado.
O sexo e a idade dos mortos ainda não foram divulgados, uma vez que os corpos foram encontrados parcialmente decompostos, alguns em estado avançado. Especialistas estão tentando descobrir se os corpos pertenciam a cidadãos da Coreia do Norte.
O número de navios de pesca norte-coreanos nas águas costeiras japonesas atingiu o pico numérico em 2018 e permanece alto até hoje, segundo a NHK.
Os japoneses acreditam que isso se deve a um número crescente de navios de pesca chineses na costa da Coreia do Norte. Tais navios são considerados modernos e mais equipados, o que estaria empurrando os pescadores norte-coreanos para alto mar. Os barcos coreanos foram construídos nos anos 1970 e 1980 e não teriam a capacidade de permanecer em alto mar de forma segura.