Mudança acontece após a confirmação da suspensão de 14 deputados da legenda
Por Juliana Rodrigues
Após ser confirmada a suspensão de 14 deputados, a bancada do PSL na Câmara escolheu a deputada Joice Hasselmann (SP) como a nova líder. Ela assume no lugar do deputado Eduardo Bolsonaro (SP), filho do presidente Jair Bolsonaro. A informação é do Estadão.
A mudança no comando da bancada é mais um capítulo da crise interna do partido, que começou em outubro e culminou com a desfiliação do presidente Jair Bolsonaro, que trabalha agora para criação do partido Aliança pelo Brasil.
Ontem (10), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu que os 14 deputados do PSL punidos pela Executiva do partido deixarão de contar para efeitos de bancada enquanto durar a suspensão anunciada pela legenda, que varia de 3 a 12 meses dependendo do parlamentar. Desta forma, os deputados afetados deverão se afastar das funções de liderança e vice-liderança.
Mesmo tendo perdido a liderança, Eduardo mantém o cargo de presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, para o qual foi eleito.
A punição, no entanto, encolhe a bancada do PSL na Câmara, que passa a ter 39 deputados, em vez de 53. Com isso, o partido terá reduzido de 3 para 2 o número de destaques – tentativas de mudar o texto – que poderá apresentar em Plenário. O tempo de líder também será reduzido em 1 minuto: de 7 minutos para 6 minutos.