Jornalista Marcos Paulo da Silva fala sobre critérios de noticiabilidade

Os valores da notícia podem estar associados a interesses de diversos grupos sociais e políticos, por exemplo

Foto: USP

Os valores da notícia podem estar associados a interesses de diversos grupos sociais e políticos, por exemplo


Por alexino@usp.br – Editorias: Atualidades, Diversidade em ciência, Rádio USP – URL Curta: jornal.usp.br/?p=261129


No “Diversidade em Ciência”, Ricardo Alexino Ferreira entrevista o jornalista Marcos Paulo da Silva, professor do Centro de Humanas e Sociais da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que irá falar sobre o jornalismo e os seus critérios de noticiabilidade.

Os métodos de avaliação do que é notícia têm sido bastante discutidos na contemporaneidade, principalmente pela percepção de que fatos podem se tornar ou não notícia, conforme os valores que lhes são atribuídos. “Valores esses que podem estar associados a interesses diversos, a grupos sociais, políticos e outros”, afirma Marcos Paulo.

O entrevistado é autor do livro Critérios de Noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações pela Editora Insular e coautor do livro Grandes Famílias de Lençóis Paulista e Macatuba, pela Editora Jornal Folha Popular.

Além disso, ele defendeu, em 2013, a tese de doutorado A construção cultural da narrativa noticiosa: noticiabilidade, representação simbólica e regularidade cotidiana”, conjuntamente na Universidade Metodista de São Paulo e na Syracuse University, em Nova York. E a dissertação de mestrado, em 2007, A representação da Segunda Guerra Mundial em um semanário do interior paulista. O Eco (1939-1944) , na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O “Diversidade em Ciência” é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e os direitos humanos e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentação aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação de Ricardo Alexino Ferreira e operação de áudio de João Carlos Megale. O programa é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo Jornal da USP.

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.