Miriam Hermes e Redação
Num momento em que o País procura um novo modelo pedagógico que torne a escola um ambiente agradável de se frequentar, a cidade de Lençóis, famosa pelo turismo de trilhas e cachoeiras, vem desenvolvendo um trabalho de baixo custo e alta inclusão. Trata-se do Projeto Intercâmbio de Leitura, que vem reunindo semanalmente estudantes de escolas diversas em encontros para trocas de livros e indicação de autores. Não vale usar celular nem qualquer meio digital nos momentos de apreciar e curtir o livro impresso entre os coletivos de alunos.
A iniciativa partiu da Escola José Sena, que levou a classe do 5º ano para visitar a Escola Lindolfo Almeida, no povoado São José. Em seguida, foi a vez de integrar a Escola Comunitária Afonso Ferreira, no distrito de Tanquinho.
– O objetivo é despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo dos alunos – explicam os gestores do projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Lençóis.
Os próximos encontros para intercâmbio literário podem incluir unidades da rede pública de ensino, como o Colégio Horácio de Matos, no caminho para o bairro do Alto da Estrela, e o Colégio Estadual Renato Pereira Viana, no rumo do Lavrado.
Inovação – A tradição de inovação em projetos pedagógicos na cidade vem desde a época do apogeu do garimpo, quando os donos das serras buscavam contratar os melhores professores para os filhos, muitas vezes pagos diretamente com diamantes. Com o fortalecimento da cidade, a partir do ordenamento obtido com a gestão do coronel Horácio de Matos, nos anos 1920, este hábito expandiu-se para o setor público, levando a cidade a desenvolver um sistema educacional à parte e superior ao de outras regiões.
”
“A previdência é uma transferência de pobres para ricos. O sistema é extremamente injusto e perverso. Nós precisamos de programas sociais sérios”Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ao defender ontem, em palestra, a reforma da Previdência como um meio para se combater a desigualdade e a concentração de renda
O campeão da cidadania
Tomando como base o conceito de ‘time inclusivo’, o Esporte Clube Bahia tende a aumentar o contingente de torcedores, que já é um dos maiores do País. Sexta-feira foi a vez de a agremiação associar-se à comunidade LGBT. O clube pretende intensificar sua presença junto à cidadania, tornando-se campeão em propostas de inclusão, com o lançamento de camisas comemorativas. A direção anunciou o lançamento da coleção BahiaClubedoPovo, a primeira voltada para a pluralidade da torcida, tomando posição contra a LGBTfobia.
O Dia Internacional de Combate à LGBTfobia marca a extinção do termo ‘distúrbios de sexualidade’ como doença na Organização Mundial da Saúde (OMS). A sigla faz referência às orientações sexuais lésbica, gay, bissexual e transexual.
POUCAS & BOAS
Na próxima terça-feira (21), a Câmara Municipal de Salvador realiza sessão especial para debater o Dia Mundial de Combate à LGBTfobia, cuja data oficial é 17 de maio. O evento, solicitado pela vereadora Marta Rodrigues (PT), acontece às 18h no Plenário Cosme de Farias.
Será encerrada hoje a edição deste ano dos Jogos Indígenas Estudantis Tupinambá de Ilhéus, que desde o dia 14 movimentam a Aldeia Mãe, no distrito de Olivença. O evento é organizado pelo Grupo Paranã, com apoio da prefeitura municipal e do governo do estado, por intermédio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) da Secult-BA. A programação tem atividades esportivas como corrida de toro, arco e flecha, luta com maracá, dentre outros, além de desfile cultural, premiação e show musical.
Os candidatos às vagas de guarda municipal do município de Feira de Santana farão hoje o teste de aptidão física. As provas acontecem no Parque Esportivo da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a partir das 7h. A expectativa da administração municipal é que os aprovados em todas as etapas sejam convocados ainda este ano.
Em Brotas de Macaúbas acontece amanhã o workshop “Como aumentar suas vendas através das redes sociais”, em evento que movimenta o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A programação faz parte da Semana do MEI, organizada pelo Sebrae, que será realizada até o dia 24 de maio em 98 municípios baianos.