Lucro da Exxon Mobil cai 49% com queda nos preços de petróleo e gás

Os lucros da Exxon Mobil caíram drasticamente no terceiro trimestre, uma vez que a empresa foi prejudicada pelos preços mais baixos do petróleo e gás natural.

Foto: Google

 

Por CATHY BUSSEWITZ, AP BUSINESS WRITER

Os lucros da Exxon Mobil caíram drasticamente no terceiro trimestre, uma vez que a empresa foi prejudicada pelos preços mais baixos do petróleo e gás natural.

 

A gigante petrolífera do Texas registrou lucro de US $ 3,17 bilhões no terceiro trimestre, queda de 49% em relação ao mesmo período do ano passado.

A receita total foi de US $ 65,05 bilhões, uma queda de 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os preços do petróleo sofreram devido a uma guerra comercial prolongada entre os EUA e a China, que levantou preocupações sobre uma desaceleração econômica global.

Os preços do gás natural também foram baixos, uma vez que um excesso de combustível nos EUA inunda o mercado.

Apesar da queda nos preços, a produção de petróleo da Exxon subiu 3%, para 3,9 milhões de barris por dia, impulsionada principalmente pelo crescimento na Bacia do Permiano. A produção no Permiano aumentou 72% em comparação com o mesmo período do ano passado, informou a empresa.

“Nos sentimos muito bem com o crescimento de volume que vemos por aí”, disse Neil Hansen, vice-presidente de relações com investidores, em uma teleconferência com investidores. “O recurso continua a responder muito bem.”

Fora dos EUA, a Exxon teve cinco descobertas significativas em águas profundas na Guiana e Chipre durante o trimestre.

A Exxon ganhou 75 centavos de dólar por ação, uma queda de 49% em relação ao ano anterior, o que superou as expectativas dos analistas consultados pela FactSet, que esperavam 69 centavos de dólar por ação. Seus lucros foram ajudados por um item tributário favorável de cerca de US $ 300 milhões.

A Exxon também anunciou que assinou um acordo com a Mosaic Materials para trabalhar no desenvolvimento de tecnologia de captura de carbono, que visa reduzir as emissões nocivas de dióxido de carbono.

Na teleconferência, Jason Gabelman, vice-presidente da Cowen, disse que há uma preocupação na comunidade de investimentos de que nem todos os recursos da Exxon poderão ser desenvolvidos por causa de preocupações com os gases do efeito estufa “, portanto, acho que sua capacidade de desenvolver uma tecnologia inovadora percorrer um longo caminho. ”

Hansen disse que a Exxon gastou US $ 10 bilhões em tecnologias para reduzir as emissões desde 2000.

“Acreditamos que novas tecnologias são necessárias e achamos que temos uma vantagem competitiva para participar e encontrar essas soluções e, ao mesmo tempo, continuar criando valor para nossos acionistas”, afirmou Hansen.

A Chevron também viu seus lucros caírem na terça-feira. A empresa da Califórnia registrou um ganho de US $ 2,58 bilhões no terceiro trimestre, uma queda de 36% em relação ao mesmo período do ano passado. A receita caiu 18%, para US $ 36,12 bilhões.

“Os ganhos e o fluxo de caixa do terceiro trimestre foram sólidos, mas abaixo dos nossos resultados muito fortes de um ano atrás”, disse Michael Wirth, CEO da Chevron, em um comunicado. “Os preços mais baixos de petróleo e gás natural mais do que compensaram um aumento de 3% na produção líquida equivalente a petróleo em relação ao terceiro trimestre do ano passado”.

O preço das ações da Exxon subiu 2,5%, para US $ 69,25 no treinamento do meio do dia. As ações da Chevron subiram ligeiramente para US $ 116,46.


Tradução: Ipira City

Aviso:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do IpiraCity. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros.
Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.