Segundo o ministro, nome será divulgado no início desta semana
Por Juliana Rodrigues
O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, disse hoje (5) que cogita escolher um oficial da Aeronáutica para a direção do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mas não quis informar o nome do candidato. A declaração foi dada em entrevista à rádio Eldorado.
O órgão foi comandado até a última sexta (2) por Ricardo Galvão, que foi avisado que seria exonerado do cargo após imbróglio com o governo federal a respeito dos dados de desmatamento.
Pontes afirmou que o novo nome para a direção do instituto será divulgado no início desta semana. Além disso, confirmou que recebeu as cinco indicações de Galvão, mas não disse se levará em conta algum desses pesquisadores. Em relação aos dados de desmatamento, disse que “vai mudar o sistema como um todo”. “Vamos criar um sistema melhor, colocar mais satélites e, em conjunto, fazer a análises para demonstrar como está sendo feito”, disse.
O ministro lembrou que, antigamente, os dados eram enviados primeiro ao Ibama e, depois de cinco dias, disponibilizados ao público. Ele cogita retomar esse formato para a divulgação dos índices.