Em julho, se comemora a independência do Peru, e povo do país abraça o Pan; diretor de esportes comemora conexão entre Lima 2019 e população
PAN LIMA 2019
Alexandre Garcia, Carla Canteras e Guilherme Padin
O mês de julho é especial para o povo peruano. Época das ‘Fiestas Pátrias’, nas quais se comemora ao longo dos 31 dias a independência do país, o período ganhou um valor maior em 2019 com os Jogos Pan-Americanos Lima 2019. O que se viu nas ruas, até o momento, foi uma conexão entusiasmada entre evento e população.
Para a organização dos Jogos a avaliação não é diferente. Em entrevista à reportagem do R7, Gustavo San Martín, diretor de esportes de Lima 2019, falou sobre o orgulho peruano e como o evento aflorou este sentimento.
“Julho é o nosso mês pátrio, no qual os sentimentos de orgulho nacional — que é muito diferente de nacionalismo —, ganham muita força. Nos sentimos orgulhosos de ser peruanos e de nossas tradições”, relatou o executivo dos Jogos.
Em Lima, uma enorme quantidade de bandeiras ao alto de casas e estabelecimentos comerciais enfeita as ruas. Nas calçadas, pessoas com camisas da seleção peruana de futebol, além de adornos e acessórios com cores do país, são igualmente fáceis de se encontrar. A impressão passada é a de que, ao longo do mês, o povo veste, da cabeça aos pés, o orgulho de ser peruano. Para San Martín, esta emoção está ainda maior com os Jogos.
“Estamos totalmente satisfeitos com esta conexão [entre os Jogos e o povo]. As pessoas apoiam os atletas, lotam as ruas em dias de competição, há um sentimento de respeito e apoio… Toda a cidade nos ajudou. Tenho certeza que, daqui a um tempo, as pessoas vão se recordar muito bem dos Jogos de Lima”, afirmou o diretor de esportes, que se utilizou dos números para comprovar seu ponto.
“Na última enquete de aceitação, tivemos 89% da população aprovando os Jogos. No sábado (27), fechamos 40 quilômetros para a maratona e 10 quilômetros da praia para o triatlo, e toda cidade foi às ruas para apoiar [os atletas peruanos]. E tivemos os dois ouros na maratona, para aumentar as comemorações. Os Jogos estão sendo um orgulho nacional, e na nossa data pátria, então, é ótimo”, disse.
Vencedores da maratona em Lima, Gladys Tejeda e Christian Pacheco celebraram, em entrevistas logo após as provas, o apoio de muitos peruanos que compareceram à competição. Alguns grupos, aliás, mais pareciam torcidas organizadas de clubes de futebol, tal era o ânimo e o barulho que faziam em Miraflores, bairro que recebeu a modalidade.
San Martín acredita que, além do feriado nacional, outro fator influenciou na boa recepção do povo do Peru aos Jogos: “Este mês é o período de férias escolares, o que permite que muitos estudantes e outras pessoas de férias possam ser voluntários ou disfrutar dos esportes”. Ao todo, entre Pan-Americano e Parapan-Americano, a organização do evento estima que serão 19 mil voluntários.
Na cerimônia de abertura, foi visível que o público presente – e até quem esteve fora da festa – abraçou o slogan dos Jogos Lima 2019 (#JugamosTodos) e, com muito ânimo, participou do evento do início ao fim, dos cantos de exaltação ao país à dança e euforia no show do astro Luis Fonsi, que fechou as atividades no Estádio Nacional.
Com o que observou nos primeiros dias dos Jogos, o diretor de esporte do Pan de 2019 acredita que o evento deixará um importante legado à capital peruana.
“Este julho se tornou muito mais especial [com os Jogos]. E, pensando para 2021, que será nosso bicentenário [de independência, este é um dos primeiros passos para que a cidade se transforme como solidariedade, espírito voluntário, infraestrutura e economia”, afirmou.
A Record TV é a emissora oficial dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. Você pode acompanhar os eventos ao vivo no R7.com e conferir todas as transmissões e as íntegras no Playplus.com.
Seleção peruana de futebol recebe apoio da torcida antes do Pan 2019