Sexta, 27 de março de 2020
A situação do Reino Unido poderia se igualar ou mesmo ser mais grave que a enfrentada pela Itália, afirma um jornalista da televisão suíça SRF, analisando a progressão da COVID-19 no país europeu.
As medidas tomadas pelo governo britânico poderão ser insuficientes para desacelerar a expansão da pandemia, indica a televisão suíça em língua alemã SRF, divulgando que o Reino Unido arrisca ser afetado pelo vírus mais fortemente que a Itália.
“Os pesquisadores criticam o fato de se ter esperado muito tempo. Eles temem que o Reino Unido venha a ser ainda mais afetado que a Itália. O número elevado de casos não declarados sugere um número de infecções muito maior que os dados oficiais”, relata o canal suíço.
Segundo Martin Alioth, jornalista responsável pela cobertura do coronavírus no Reino Unido, muitos cidadãos britânicos não estão respeitando as medidas de precaução. Devido à falta de uma mensagem clara do governo, a sociedade britânica não pôde tomar fortes medidas para conter o contágio, considera o jornalista.
Boris Johnson só pediu aos britânicos para ficarem em suas casas, instaurando o confinamento, em 23 de março, vários dias após a Itália, França e Espanha. Isso foi “demasiado tarde”, segundo Alioth.
Com mais de 250 mil casos, o continente europeu é o mais afetado pela propagação da COVID-19.