Para Renato Janine Ribeiro, ampliar o acesso à universidade é positivo, mas é fundamental revisar alguns pontos na área.
Por Valéria Dias – Editorias: Atualidades, Rádio USP, Colunistas, Renato Janine Ribeiro
Em sua primeira coluna Ética e Política de 2019, o professor Renato Janine Ribeiro faz uma análise da seguinte questão: no Brasil, o acesso à universidade deve ou não ser para todos?
O colunista lembra de uma reportagem do Jornal El País, que mostrou que a ampliação do acesso à universidade melhorou o nível social da população espanhola.
Entretanto, segundo o professor, não basta colocar mais alunos nas universidades. É necessário pensar na enorme quantidade de faculdades existentes no Brasil, como as que oferecem cursos de Direito. Muitas delas são ruins, nem todos os alunos se formam e poucos obtêm o registro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para advogar. “É preciso reverter isso”, alerta o colunista.
Outro ponto é que fazer um curso universitário não é necessariamente garantia de emprego ou de um mercado de trabalho fixo. “É preciso entender que a ampliação necessária do acesso à universidade significa também fazer uma revisão do que é um curso universitário”, destaca Janine.
Ouça, no link acima, o áudio na íntegra.
Fonte: www.jornal.usp.br